O que são Demonstrações Contábeis e qual sua importância?

O que são Demonstrações Contábeis e qual sua importância?

O que você sabe sobre as demonstrações contábeis? Apesar de gerar dúvidas na maior parte dos empresários, esse tema não precisa ser um pesadelo, tampouco o responsável pelas dificuldades que o seu negócio possa enfrentar.

A contabilidade é, atualmente, um elemento indispensável para a gestão empresarial. Afinal, as informações geradas pelos relatórios são essenciais para a tomada de decisão dos gestores e isso pode mudar os rumos da empresa.

Diante disso, é essencial que você entenda o papel das demonstrações contábeis em seu cotidiano e tire todas as suas dúvidas sobre o tema. Continue a leitura e aproveite essa oportunidade!

O que são demonstrações contábeis?

O termo demonstrações contábeis, ou demonstrações financeiras, refere-se ao conjunto de relatórios contábeis preparados com o objetivo de fornecer informações sobre a situação patrimonial, econômica e financeira de uma empresa para os usuários externos, como investidores, clientes, fornecedores, bancos, governos, etc.

Em resumo, estamos falando do Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e Notas Explicativas. Ou seja, aquele mesmo conjunto de domonstrativos publicados nos jornais pelas grandes empresas.

Tendo em vista que há uma padronização na emissão das demonstrações contábeis, os usuários conseguem fazer comparações com outras empresas do mercado com base nas informações disponíveis nesses demonstrativos.

Quais relatórios fazem parte das demonstrações contábeis?

Como visto, as demonstrações contábeis são documentos relacionados à situação econômica e financeira de uma entidade. Mas, afinal, de quais relatórios estamos falando?

Listamos abaixo os principais demonstrativos, sendo que nem todos são obrigatórios para todas as empresas:

  • Balanço Patrimonial (BP) – Demonstra uma fotografia dos bens, direitos e obrigações da empresa em determinada data;
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) – Demonstra as receitas, despesas e o lucro da empresa em determinado período;
  • Demonstração do Resultado Abrangente (DRA) – Demonstra outros resultados da empresa, mas que foram contabilizados no Patrimônio Líquido;
  • Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA) – Demonstra as movimentações e destinações dos lucros e prejuízos da empresa em determinado período;
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) – Demonstra as movimentações ocorridas no Patrimônio Líquido da empresa em determinado período;
  • Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) – Demonstra as entradas e saídas de recursos financeiros em determinado período;
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA) – Demonstra a geração e distribuição de riqueza nos diversos processos da empresa durante o período;
  • Notas Explicativas (NE) – É um relatório complementar que detalha as composições das contas e os critérios adotados na preparação das demonstrações contábeis como um todo.

Qual a importância das demonstrações contábeis?

Conforme mencionamos, as demonstrações contábeis são elaboradas para facilitar a vida de todos que estão interessados em saber mais sobre a situação financeira de uma empresa. Portanto, o dono do negócio, gestores e até investidores gostam se conferi-las com frequência.

Mas, afinal, por que elas são tão importantes? Veja como esses demonstrativos podem ajudá-lo a alcançar o sucesso!

Melhora a tomada de decisões

Tomar decisões com segurança é o que traz bons resultados para um negócio. Por esse motivo, podemos dizer que as demonstrações contábeis são vitais, pois permitem que o usuário tenha uma visão clara e precisa da performance da empresa.

Ajuda a obter crédito no mercado

Manter as contas a pagar em dia é uma prática fundamental para o desenvolvimento saudável de um negócio. Além disso, esse tipo de controle facilita a obtenção de crédito no mercado, como empréstimos bancários, visto que as demonstrações contábeis atestam sua estabilidade e confiabilidade.

Permite o monitoramento dos investimentos e resultados

Dentro das demonstrações contábeis, é possível encontrar inúmeras informações, como o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, os lucros e o fluxo de caixa. Tudo isso facilita o monitoramento dos investimentos realizados e, claro, dos resultados obtidos, garantindo uma atuação mais lucrativa.

Previne problemas

Comandar uma empresa não é uma tarefa simples. Há diversas decisões a tomar e obrigações a cumprir e isso pode favorecer o cometimento de erros. Porém, com o apoio desses relatórios será mais fácil identificar fraudes, atividades ilegais e erros de estratégias.

Prova a confiabilidade do negócio

Sem dúvidas, os relatórios financeiros servem para provar a confiabilidade e o sucesso do seu negócio. Afinal, eles funcionam como histórico de sua vida financeira, o que conta como um ponto positivo na hora de vendê-lo ou buscar investidores.

Por quer buscar o auxílio de uma contabilidade especializada?

Vimos que as demonstrações contábeis são essenciais para o sucesso empresarial. Apesar disso, devemos destacar que estruturar esses relatórios é uma tarefa que exige dedicação e profundo conhecimento sobre contabilidade e finanças.

Como estamos falando de um trabalho que envolve a coleta de informações e a formação de documentos que auxiliam na gestão empresarial, é preciso garantir que tudo seja executado com perfeição.

Diante disso, o auxílio de uma empresa de contabilidade especializada é fundamental. Em outras palavras, os relatórios contábeis precisam ser elaborados por profissionais que tenham experiência e conhecimento na área.

Terceirizar essa tarefa é uma forma de garantir que sua empresa tenha sempre em mãos relatórios atualizados e com dados confiáveis. Afinal, um erro na coleta e interpretação das informações pode representar grandes prejuízos.

Viu só como as demonstrações contábeis podem simplificar sua jornada rumo ao sucesso? Esses relatórios ajudam a compreender o cenário que seu negócio atravessa, facilitam o planejamento para os próximos períodos e, claro, ajudam a identificar oportunidades que farão a diferença em sua busca por mais clientes e presença no mercado.

Este post foi útil para você? Então continue conosco e descubra como a contratação de uma assessoria contábil com automação de processos pode contribuir com a sua empresa!