Infelizmente, os golpes por meios digitais vêm crescendo muito nos últimos anos, principalmente pelo potencial de atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo e pela dificuldade de rastreio por parte da polícia.
Recentemente, surgiu um novo golpe envolvendo a classe contábil, o qual descreveremos neste post para que você não caia nele.
Como funciona o golpe
Os criminosos se fazem passar por uma empresa de contabilidade e enviam e-mails para milhares de empresas contendo um DARF anexo, supostamente para pagar um determinado imposto.
Ocorre que o DARF é falso!
Os criminosos manipulam o código de barras do DARF para que, quando a empresa pagar esse suposto DARF, na verdade a empresa estará pagando um boleto do Facebook.
Ao ler o código de barras do suposto DARF, o código de barras na verdade é de um boleto do Santander, emitido pelo Facebook, por meio da fintech Adyen. Ou seja, o dinheiro passa pela Adyen e é creditado na conta bancária do Facebook, cujo saldo é então utilizado pelos criminosos.
Ocorre que nesse boleto aparece como “Pagador” o nome de uma empresa de contabilidade renomada, o que leva a pessoa que caiu no golpe a pensar que a empresa de contabilidade está de alguma forma envolvida no golpe, o que não é o caso.
Ou seja, a empresa de contabilidade também é vítima do golpe, sendo que seu nome está sendo usado indevidamente pelos criminosos.
O que fazer se você caiu no golpe
A primeira providência é registrar um Boletim de Ocorrência junto à delegacia de polícia mais próxima da sua localidade, informando todos os detalhes do ocorrido, principalmente se você realizou o pagamento do boleto ou enviou informações pessoais aos criminosos.
O Facebook possui um canal exclusivo para uso de autoridades políciais: https://www.facebook.com/records/login/
Além disso, você pode entrar em contato com o seu banco para tentar estornar o pagamento e com o próprio Facebook para tentar bloquear o saldo (para que os criminosos não consigam utilizar o saldo).
Como se proteger desse tipo de golpe
Ao receber qualquer mensagem (seja por e-mail, WhatsApp, SMS ou telefone), contendo um DARF ou boleto para pagamento, confirme se a origem da mensagem é confiável.
Na dúvida, se você não conseguir confirmar a origem do remetente, nunca responda diretamente à mensagem, pois você pode estar respondendo de volta para os criminosos.
Informamos que a Ozai Contábil não envia DARFs por e-mail aos clientes. Portanto, se você recebeu algum documento alegando ter sido enviado pela Ozai Contábil, não pague, pois trata-se de um golpe.
Para entrar em contato conosco, utilize sempre os nossos canais oficiais.


