O que é Domicílio Eletrônico do Contribuinte?

O que é Domicílio Eletrônico do Contribuinte?


Não é novidade para ninguém que, de tempos em tempos, surgem novas tecnologias que mudam significativamente a vida das pessoas de forma geral.

Algumas tecnologias se integram tão rapidamente ao nosso dia a dia que sequer nos damos conta de que até bem pouco tempo atrás elas não existiam, como, por exemplo, o WhatsApp e o Uber. Contudo, perceba que essas novas tecnologias não são tão inovadoras assim – elas apenas trouxeram maior dinamismo à comunicação e à forma de ir e vir. As pessoas já se comunicavam e se deslocavam antes da popularização dessas tecnologias.

O ponto aqui é que, apesar de não serem inovadoras no sentido estrito, trouxeram grande impacto (positivo) no nosso dia-a-dia.

É exatamente disso que trata este post.

Uma nova tecnologia que muda a dinâmica de comunicação entre o fisco e as empresas.

Esta nova tecnologia é o DEC (Domicílio Eletrônico do Contribuinte).

O que é o DEC?

O DEC nada mais é que uma caixa postal eletrônica onde o destinatário é o fisco e o remetente é a empresa. O DEC Paulista é vinculado ao Estado de São Paulo e o DEC Paulistano ao Município de São Paulo.

Eles não são inovações tecnológicas em seu sentido estrito. Tanto o fisco paulista quanto o fisco paulistano já se comunicavam com as empresas. As formas usuais até então eram envio de correspondência por Correios ou publicação em Diário Oficial. O problema é que, por vezes que não são poucas, esses métodos geram transtornos.

  • Quem nunca teve uma correspondência extraviada?
  • E problemas por força de greve nos Correios?
  • Quem lê diariamente o Diário Oficial?
  • Quanto o governo gasta com postagens e publicações?

Esses são alguns dos motivos que dão sentido ao DEC.

Ele atende aos anseios de uma sociedade cada vez mais moderna e deve ser visto com bons olhos pelos empresários.

O que devo fazer?

O DEC é apenas uma caixa postal eletrônica que deve ser verificada ao menos uma vez por semana.

Perceba que é algo muito simples, basta ser incorporado a rotina. Tenho certeza que atualmente você verifica com frequência e até sem perceber as caixas postais tradicionais.

Suponho que, enquanto lê este post, está com a sua caixa de e-mails aberta. Se é adepto à tecnologia, está atento às notificações de apps como WhatsApp, Skype, etc. Acredito que antes de sair de casa ou ao chegar no trabalho checou sua Caixa de Correio. Se mora ou trabalha em prédio, pode ter recebido alguma correspondência ou aviso importante do pessoal da portaria.

Assim como tudo isso se tornou um hábito com o passar do tempo, a consulta ao DEC também se tornará.

Se precisar de ajuda para acessar o DEC da sua empresa, entre em contato com a Ozai. Será um prazer atendê-lo!