Qual a importância do contador para a sua empresa

Qual a importância do contador para a sua empresa


Hoje em dia o contador é muito mais que um “gerador de impostos”. Iremos falar hoje sobre as transformações dessa profissão e, quem sabe, mudar a visão que muitas pessoas ainda têm do contador.

Muitos empresários, principalmente aqueles que estão iniciando uma atividade, ainda vinculam a imagem do contador àquela do “gerador das guias de impostos”. Se você pensa dessa forma, este post irá mudar radicalmente a sua visão sobre essa profissão.

À primeira vista, o contador talvez não seja visto como peça fundamental na definição ou avaliação do planejamento estratégico da empresa, até mesmo porque a profissão contábil foi evoluindo desde um tempo em que o contador só registrava o passado e ainda não olhava para o futuro da empresa. Mas isso mudou!

Já falamos aqui no nosso blog sobre pontos ruins que às vezes encontramos em um contador mal preparado e hoje listaremos algumas das diversas atividades que um contador pode desenvolver para contribuir na gestão do seu negócio:

Previsão de lucros


Os empreendedores que ainda não conhecem a importância do contador, tentam prever o lucro da empresa baseados em “achismos”. Esse tipo de previsão possivelmente levará à tomada de decisões questionáveis, o que pode comprometer seriamente a evolução do negócio.

É nessa hora que entra o contador como peça fundamental para analisar as tendências financeiras da empresa, ajudar a criar estratégias e contribuir para o crescimento da empresa de forma estruturada e com base em dados concretos. E conforme o contador vai acompanhando a escrituração contábil, é possível identificar com muita clareza eventuais “furos” nas provisões orçamentárias e no planejamento financeiro da empresa. Sendo assim, o contador se baseia em fatos reais e não depende de “achismos” ou suposições.

Planejamento de despesas


Você já possui um planejamento orçamentário para a sua empresa? Caso a resposta seja sim, parabéns! São poucos os empresários que realizam esse tipo de exercício de planejamento. Mas caso a resposta seja não, não se preocupe. Um contador consegue te ajudar na análise dos custos e despesas do seu negócio, ajudando a planejar o orçamento e identificando oportunidades de reduções de custo.

Se em algum momento você já teve uma surpresa na hora de pagar uma conta (que estava esquecida) e o seu caixa estava apertado, cuidado!!! Isso pode ser sinal de um mal planejamento financeiro, o que pode te dar muita dor de cabeça.

Fazendo um planejamento das despesas do seu negócio, você terá mais segurança na hora de fazer novos investimentos, sem precisar se preocupar se terá ou não mais entradas do que despesas naquele mês.

Previsão de crescimento


Já imaginou os benefícios de ter maior previsibilidade do crescimento do seu negócio? Por meio dos relatórios contábeis, é possível visualizar os dados históricos da sua empresa e até mesmo criar projeções com base na análise do ciclo de vendas da empresa, mix de produtos, concorrência, inflação, etc.

A previsão de crescimento pode abrir várias portas e oportunidades para o seu negócio, como, por exemplo, a atração de investidores. Para prever o crescimento da empresa de forma assertiva, é preciso trabalhar com dados reais e eliminar “chutes” e incertezas. Já imaginou fazer tudo isso sozinho, sem o acompanhamento de um profissional especializado? Esse é um ponto que deixa muito evidente a importância do contador.

Planejamento tributário


Com o intuito de reduzir os tributos pagos pela empresa, o planejamento tributário é um dos maiores aliados quando o assunto é redução de custos. Essa prática é essencial para gerar economia e dar maior competitividade para o seu negócio.

É importante ressaltar que, quando falamos de planejamento tributário, isso não envolve nenhuma atitude ilícita, como é o caso da sonegação de impostos (que visa “maquiar” operações da empresa reduzindo artificialmente os tributos).

Inclusive, este é um assunto tão importante para as empresas que criamos uma ferramenta exclusiva para que você possa realizar simulações tributárias nos regimes do Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Conseguimos mudar a sua visão sobre o contador?


Apesar de nem todo contador conseguir atirar com tanta destreza como o Ben Affleck no filme “O Contador”, acredito que agora você consiga visualizar um pouco melhor a importância dessa profissão e como ela pode render frutos para o seu negócio, correto?

Se você está à busca de um escritório de contabilidade de qualidade, podemos lhe ajudar!!! Se quiser dar uma olhadinha nos Nossos Diferenciais para conhecer um pouco mais como trabalhamos, fique à vontade.

Deixe aqui nos comentários sua impressão sobre esse post! Vai ser um grande prazer bater um papo com você!