A Escrituração Contábil Digial (ECD), também chamada de Sped Contábil, é uma versão digital dos Livros Diário e Razão e das Demonstrações Financeiras da empresa, que precisa ser assinada pelo representante legal da empresa e pelo contabilista responsável e, depois disso, transmitida para o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).
Portanto, uma etapa importante da ECD é a assinatura digital, que deve ser realizada por meio do certificado digital e-CNPJ da empresa declarante ou e-CPF do representante legal da empresa.
Dessa forma, antes de iniciar o processo de assinatura, certifique-se de que o certificado digital está instalado no seu computador.
Agora, siga o passo-a-passo a seguir para realizar a assinatura digital da ECD:
Passo 1
Faça o download do arquivo de instalação do Sped Contábil e instale o programa no seu computador.
Passo 2
Abra o programa e acesse o menu Arquivo > Escrituração Contábil > Restaurar Cópia de Segurança:
Agora basta selecionar a cópia de segurança que lhe enviamos por e-mail para importar os dados no programa.
Passo 3
No menu lateral, selecione o ano-calendário e o livro a ser assinado, conforme a imagem a seguir:
Passo 4
Ao selecionar o livro, será mostrada a seguinte tela:
No menu superior, clique em “Passo a Passo”.
Depois, selecione a 4ª etapa, que está sinalizada com uma “caneta azul”, conforme a imagem acima.
Passo 5
Será aberta a seguinte janela, na qual você deve selecionar a pessoa que irá assinar e seguir com a assinatura por meio do certificado digital:
Passo 6
Após a assinatura, gere uma nova cópia de segurança, acessando o menu Escrituração > Gerar Cópia de Segurança:
Pronto, agora basta nos enviar a nova cópia de segurança por e-mail para que possamos seguir com a transmissão do arquivo.