Como assinar a ECD?

A Escrituração Contábil Digial (ECD), também chamada de Sped Contábil, é uma versão digital dos Livros Diário e Razão e das Demonstrações Financeiras da empresa, que precisa ser assinada pelo representante legal da empresa e pelo contabilista responsável e, depois disso, transmitida para o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

Portanto, uma etapa importante da ECD é a assinatura digital, que deve ser realizada por meio do certificado digital e-CNPJ da empresa declarante ou e-CPF do representante legal da empresa.

Dessa forma, antes de iniciar o processo de assinatura, certifique-se de que o certificado digital está instalado no seu computador.

Agora, siga o passo-a-passo a seguir para realizar a assinatura digital da ECD:

Passo 1

Faça o download do arquivo de instalação do Sped Contábil e instale o programa no seu computador.

Passo 2

Abra o programa e acesse o menu Arquivo > Escrituração Contábil > Restaurar Cópia de Segurança:

Agora basta selecionar a cópia de segurança que lhe enviamos por e-mail para importar os dados no programa.

Passo 3

No menu lateral, selecione o ano-calendário e o livro a ser assinado, conforme a imagem a seguir:

Passo 4

Ao selecionar o livro, será mostrada a seguinte tela:

No menu superior, clique em “Passo a Passo”.

Depois, selecione a 4ª etapa, que está sinalizada com uma “caneta azul”, conforme a imagem acima.

Passo 5

Será aberta a seguinte janela, na qual você deve selecionar a pessoa que irá assinar e seguir com a assinatura por meio do certificado digital:

Passo 6

Após a assinatura, gere uma nova cópia de segurança, acessando o menu Escrituração > Gerar Cópia de Segurança:

Pronto, agora basta nos enviar a nova cópia de segurança por e-mail para que possamos seguir com a transmissão do arquivo.

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