Assessoria trabalhista: entenda a importância para sua empresa

Assessoria trabalhista: entenda a importância para sua empresa

Diante da importância que o capital humano representa para as atividades de uma empresa e das sensíveis alterações pelas quais a legislação trabalhista passou nos últimos anos, sobretudo com a Reforma implementada em 2017, tudo o que se relaciona com a contratação e manutenção de profissionais dentro da empresa passou a ter ainda mais relevância.

Por se tratar de uma área técnica, altamente regulada e que apresenta uma série de nuances, especialmente no que se refere aos direitos dos trabalhadores, tributação, terceirização e regime laboral, contar com o apoio de uma assessoria trabalhista é algo altamente recomendado no atual cenário.

Esse tipo de assessoria garante muito mais segurança à administração de recursos humanos, viabilizando uma atuação mais rígida, não só por atender com rigor as leis, mas também por permitir aos negócios aproveitar as vantagens e as possibilidades que a nova legislação trouxe.

Dada a importância desse tema, preparamos este artigo para mostrar os diferenciais que uma assessoria trabalhista de qualidade, como a oferecida pela equipe Ozai, pode trazer para a sua empresa. Acompanhe!

O que é uma assessoria trabalhista e como funciona?

Antes de qualquer esclarecimento, é fundamental que você entenda o funcionamento de uma assessoria trabalhista. De forma simples, uma assessoria dessa natureza atua lado a lado com a empresa, auxiliando na parte técnica e jurídica das relações de trabalho firmadas com os empregados.

Em outras palavras, a assessoria trabalhista é um serviço que visa oferecer suporte técnico, jurídico e contábil à empresa, permitindo ao empresário ter mais segurança e tranquilidade na gestão dos seus recursos humanos, no que se refere, principalmente, ao atendimento de normas.

Como no Brasil a legislação trabalhista é extensa e extremamente complexa, contando com normas editadas pelo Congresso, portarias expedidas pelo Ministério do Trabalho, convenções coletivas e acordos coletivos para diferentes categorias profissionais, é muito difícil para a empresa assumir a gestão desses temas e ainda desenvolver suas atividades.

Assim, a assessoria trabalhista vem para suprir essa demanda, deixando a carga de um terceiro especializado, que detém todo aparato humano e físico para administrar a parte burocrática dos contratos de trabalho e que pode executar essas tarefas de forma muito mais produtiva, precisa e moderna.

Quais as vantagens de uma assessoria trabalhista?

Operacionalmente falando, a assessoria trabalhista traz um reforço muito grande para as empresas, sobretudo as de pequeno porte, que geralmente não dispõem de setores dedicados e profissionais especializados na condução dos processos administrativos relacionados à gestão contábil e de recursos humanos.

Nesse sentido, podemos listar uma série de benefícios que investir nesse tipo de serviço pode trazer. Acompanhe!

Foco nos objetivos da empresa

De início, um grande benefício da assessoria trabalhista é a possibilidade de retirar das costas de gestores e líderes a responsabilidade por executar as diferentes atividades que se relacionam com a gestão de pessoal da empresa.

Dessa forma, fica muito mais fácil se dedicar ao core business do negócio, deixando a parte burocrática e sensível a cargo de um terceiro especializado, capaz de solucionar quaisquer demandas que eventualmente podem surgir.

Segurança jurídica

Como dito, a legislação trabalhista no Brasil é muito complexa, sendo composta por normas editadas por diferentes Poderes e entidades. Esse certamente é um ponto que dificulta o atendimento da legislação, abrindo margem para riscos jurídicos, multas e procedimentos administrativos e judiciais contra a empresa.

Por outro lado, uma assessoria de qualidade pode minimizar esses riscos, visto que quem a presta está mais habituada a lidar com questões trabalhistas, além de dispor de profissionais com amplo conhecimento sobre a legislação.

Reforço na competitividade da empresa

Em um mercado empresarial cada vez mais competitivo, os negócios precisam buscar caminhos para se tornar mais atrativos para o seu público. Sem dúvida, uma das maneiras de se fazer isso é focar apenas em suas especialidades, terceirizando tudo aquilo que não estiver diretamente ligado ao core business da empresa.

Nesse sentido, a assessoria trabalhista, como já citado, é uma alternativa para simplificar as operações do negócio, retirando das suas responsabilidades um ponto altamente burocrático, desgastante e oneroso, que é a parte administrativa, contábil e jurídica dos recursos humanos.

Além disso, é válido mencionar que muitas empresas ainda não se adaptaram às novas regras da reforma trabalhista e do eSocial, sendo que esses negócios podem estar perdendo a oportunidade de melhorar seus processos internos ou então podem estar correndo risco de fiscalização.

Por outro lado, algumas contabilidades também não acompanharam esse processo evolutivo, o que requer uma boa dose de transformação digital, com a utilização de novas tecnologias. Ao terceirizar essas atividades para uma empresa de ponta, é possível reverter esse cenário, alinhando o negócio com os padrões atuais do mercado.

Dessa forma, contar com um escritório de contabilidade focado em tecnologia e automação de processos é fundamental para que a empresa possa se adequar à nova realidade das relações trabalhistas.

Otimização de processos

Todas as empresas que têm uma folha de pagamento (incluindo sócios, empregados, estagiários ou autônomos) precisam de um profissional com experiência em Departamento Pessoal e RH para realizar todas as atividades relativas à área de gestão de pessoas com eficiência.

Na prática, isso inclui:

  • o processo de admissão de profissionais;
  • a rescisão de contratos;
  • o processamento da folha de pagamento;
  • o controle de férias e afastamentos;
  • o banco de horas e controle de jornada;
  • a emissão de holerites e informes de rendimento;
  • a gestão de benefícios trabalhistas;
  • a geração das obrigações acessórias, como o eSocial.

Além disso, a área de gestão de pessoas precisa estar antenada em todas as regras trabalhistas para atuar de forma preventiva, evitando riscos de fiscalização e processos trabalhistas. Em todos esses pontos a assessoria é capaz de promover otimizações, pois além de dispor de pessoal especializado, conta com metodologias mais eficientes para esse tipo de demanda.

Quais os diferenciais da assessoria trabalhista da Ozai?

Como vimos, a assessoria trabalhista é um reforço e tanto para a rotina administrativa de uma empresa. Terceirizar uma parte tão importante do negócio e, ao mesmo tempo, tão complexa, sem dúvida, pode gerar uma série de benefícios.

No entanto, quando se trata da assessoria oferecida pela Ozai, as vantagens podem ir muito além. Somada a todos os benefícios mencionados, a Ozai atua com um forte apelo tecnológico, oferecendo aos clientes soluções contábeis modernas e, ao mesmo tempo, simples e eficientes.

A empresa conta como uma ampla equipe de profissionais especializados nas áreas contábil, trabalhista, tributária e societária, além de uma ampla estrutura física, com o uso de recursos tecnológicos para atender de forma personalizada e oferecer as melhores soluções contábeis para a sua empresa.

No que se refere à assessoria trabalhista, a Ozai realiza todas as rotinas de folha de pagamento, agregando tecnologia de ponta e automação em todos os processos. Nesse sentido, oferece suporte qualificado em atividades como:

  • integração da folha de pagamento com o relógio de ponto;
  • geração de holerites na nuvem, com controle de visualização;
  • geração de arquivo magnético para integração bancária, facilitando o processo de pagamento dos salários;
  • gestão dos benefícios dos empregados;
  • controle de planejamento das férias e afastamentos;
  • auditoria eletrônica de declarações acessórias;
  • geração de relatórios gerenciais e dashboards com análises da folha de pagamento.

Por fim, diante das recentes mudanças pelas quais a legislação trabalhista passou, muitos negócios ainda se encontram perdidos em relação à melhor maneira de ajustar seus processos internos e cumprir com a legislação de forma estratégica e vantajosa.

Contudo, a demora nessa adaptação pode reduzir a competitividade da empresa, além de aumentar os riscos de erros e de ações trabalhistas. Por essas e outras razões — como as que listamos —, apostar na terceirização contábil e na assessoria trabalhista, sem dúvida, é um caminho promissor e altamente recomendado.

Nesse ponto, a Ozai está à disposição da sua empresa, oferecendo as melhores soluções e serviços no campo trabalhista, contábil, tributário e financeiro. Entre em contato conosco e saiba mais!