Fraude envolvendo a emissão de DECORE para liberação de linha de crédito

Fraude envolvendo a emissão de DECORE para liberação de linha de crédito

Infelizmente, os golpes por WhatsApp vêm crescendo muito nos últimos anos, principalmente por ser um meio de comunicação muito difundido entre os brasileiros e pela dificuldade de rastreabilidade dos criminosos pela polícia.

Mais recentemente, surgiu um golpe envolvendo a classe contábil, o qual descreveremos neste post para que você não caia nele.

Como funciona o golpe

Os criminosos enviam mensagens em massa para milhares de pessoas falando sobre uma suposta linha de crédito disponível no banco (ex: Banco Pan, Banco Safra, Banco Votorantim, etc.) e ainda indicam o nome do suposto funcionário do banco responsável pela liberação do crédito. Obviamente, tudo isso é falso.

Na sequência, dizem que para liberar a linha de crédito é necessário apresentar uma DECORE.

Obs: DECORE é uma Declaração Comprobatória de Rendimentos, emitida por contadores, com o objetivo de comprovar os rendimentos de uma pessoa física.

Na mensagem enviada pelos criminosos, eles citam uma suposta parceria com uma empresa de contabilidade que poderá ajudar na emissão da DECORE, passando um número de WhatsApp falso.

Quando a pessoa entra em contato com esse número de WhatsApp, acreditando que está falando com a suposta empresa de contabilidade parceira do banco, os criminosos ofertam o serviço de emissão da DECORE, cuja cobrança normalmente é feita por meio de PIX ou boleto bancário.

Se a pessoa realiza o pagamento, pronto, ela acabou de cair no golpe.

Mas não acaba por aí!

Os criminosos que se fazem passar pela empresa de contabilidade emitem uma DECORE falsa. Ou seja, na maioria das vezes, a vítima ainda não sabe que caiu no golpe.

A vítima, então, retoma o contato com o suposto banco para enviar a DECORE. O suposto banco, por sua vez, ao receber a DECORE, diz ser necessário melhorar o “score bancário”.

Aí, por fim, a vítima entra novamente em contato com a suposta empresa de contabilidade para melhorar o tal “score bancário”, de forma que os criminosos tentam extorquir mais dinheiro da vítima, prometendo melhorar o “score bancário” em troca de mais dinheiro.

Ou seja, a vítima acaba caindo no golpe duas vezes!

O problema é que os golpistas utilizam indevidamente o nome de escritórios de contabilidade renomados, de forma que a pessoa que caiu no golpe acaba procurando aquele escritório de contabilidade pela internet e descobre que o escritório verdadeiro não tem nada a ver com aquela situação toda, assim como os bancos citados na mensagem também não têm nada a ver com o golpe.

O que fazer se você caiu no golpe

A primeira providência é registrar um Boletim de Ocorrência junto à delegacia de polícia mais próxima da sua localidade, informando todos os detalhes do ocorrido, principalmente se você enviou informações pessoais ou realizou transferência para os golpistas.

Além disso, caso você tenha recebido detalhes bancários para realizar a transferência, você pode entrar em contato com o respectivo banco para solicitar o bloqueio da conta informada pelos golpistas, evitando, assim, que outras pessoas caiam no golpe. Sem essas contas bancárias, os criminosos não conseguem agir.

Você também pode utilizar uma função do WhatsApp para denunciar o contato.

Como se proteger desse tipo de golpe

Ao receber qualquer mensagem (seja por WhatsApp, SMS, e-mail ou telefone) oferecendo qualquer tipo de benefício (no caso citado acima, uma suposta linha de crédito bancário) e cobrando algum valor antecipado para ter acesso àquele benefício (neste caso, o suposto serviço de emissão de DECORE), fique muito atento! Provavelmente se trata de um golpe.

Na dúvida, nunca entre em contato pelo número de telefone informado na mensagem suspeita e nunca informe seus dados pessoais.

Caso você queira confirmar a legitimidade das informações contidas na mensagem recebida, procure diretamente a empresa que está oferecendo aquele produto ou serviço (no exemplo acima, o Banco Pan, Banco Safra ou Banco Votorantim).

Informamos que a Ozai Contábil não possui parceria com nenhum banco ou financeira.

Para entrar em contato conosco, utilize sempre os nossos canais oficiais.