Menu

Contato


Contabilidade Online vs. Contabilidade Tradicional

Contabilidade Online vs. Contabilidade Tradicional

Antes de mais nada, se você está aqui, é porque você provavelmente se enquadra em um dos cenários abaixo:

  1. Você já utiliza uma Contabilidade Online e está encontrando dificuldades no dia-a-dia com o uso da plataforma; ou
  2. Você é cliente de uma Contabilidade Tradicional e está avaliando migrar para uma Contabilidade Online; ou
  3. Você está prestes a abrir uma empresa e está em dúvida de qual tipo de Contabilidade será melhor para você.

Se você se identificou com um dos cenários acima, você está no lugar certo… leia este post até o fim que você conhecerá todas as diferenças entre uma Contabilidade Online e uma Contabilidade Tradicional. Vamos lá?

Contabilidade Online (ou Contabilidade Digital)

Contabilidade Tradicional (ou Contabilidade Presencial)

Este é um tipo de prestador de serviços contábeis que utiliza uma plataforma na internet para realizar todo o atendimentoEste é o tipo “normal” de prestador de serviços contábeis, que utiliza diversos canais de atendimento (digitais e físicos) para realizar os serviços
Nessa plataforma, o cliente deve fazer a emissão de todas as suas notas fiscais e lançar toda a movimentação financeira da empresa para que a escrituração fiscal e contábil seja processada corretamente pela plataformaNessa modalidade, o cliente é livre para emitir suas notas fiscais pelo software de sua preferência e não precisa realizar nenhum lançamento na plataforma da contabilidade, já que quem faz esse serviço é o próprio contador
O atendimento é feito de forma não presencial, normalmente por meio de mensagens trocadas na própria plataforma onlineO atendimento é feito por diversos canais, normalmente por telefone, e-mail e presencialmente
O maior diferencial dessa modalidade de prestação de serviço é o preço baixoCada prestador de serviço tem diferenciais próprios, mas normalmente não é o preço baixo

 

A Contabilidade Online ainda é muito recente e, tendo em vista que é necessário um investimento bem alto para criar uma plataforma online escalável, existem poucas empresas que conseguem prestar um serviço de forma estruturada.

Mas acreditamos que a tendência no futuro será um misto entre uma Contabilidade Online e uma Contabilidade Tradicional, aproveitando ao máximo os diferenciais de cada modelo de negócio, o que certamente beneficiará a sociedade como um todo.

Listamos a seguir os principais fatores a serem considerados na comparação entre uma Contabilidade Online e uma Contabilidade Tradicional:

  1. Qualidade do Atendimento
  2. Velocidade do Atendimento
  3. Qualidade Técnica dos Serviços
  4. Valor dos Honorários

 

Qualidade do Atendimento

Essa talvez seja uma das principais diferenças entre uma Contabilidade Online e uma Contabilidade Tradicional.

As Contabilidades Online dependem da escalabilidade do modelo de negócio. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que, como as margens de lucro de cada contrato são muito baixas, para que a Contabilidade Online tenha lucro, é necessário reduzir os custos ao máximo. E adivinhe qual é o maior custo de uma empresa de contabilidade? Acertou: o custo com pessoas!

Ou seja, para que uma Contabilidade Online consiga escalar o negócio, é necessário reduzir drasticamente o custo de atendimento aos clientes. Por isso, neste modelo, é necessário que os clientes façam uma boa parte do trabalho de digitação dentro da plataforma, requerendo o mínimo de intervenções possíveis por parte da empresa de contabilidade. Portanto, lidar com dúvidas de clientes é algo indesejável neste modelo de negócios, uma vez que reduz ainda mais as baixas margens de lucro. Dessa forma, a qualidade do atendimento pode ficar comprometida.

Já nas Contabilidades Tradicionais, normalmente o modelo de negócio se baseia no oposto: atendimento diferenciado. Ou seja, existe um contato muito mais próximo entre o contador e seus clientes. O contador acompanha o dia-a-dia dos seus clientes e consegue dar orientações muito mais personalizadas e relevantes de acordo com as circunstâncias de cada cliente.

Além disso, as Contabilidades Tradicionais conseguem utilizar o senso crítico para identificar oportunidades de economia tributária para seus clientes, ajudar na análise de rentabilidade do negócio, identificar melhorias nos processos dos clientes, dentre outros. Se você quiser saber um pouco mais, escrevemos um post sobre a importância do contador para a sua empresa.

 

Velocidade do Atendimento

Nas Contabilidades Online, os “chamados” abertos pelos clientes seguem uma fila de atendimento. Na maioria das vezes, os “chamados” são atendidos cada hora por uma pessoa diferente, ou seja, não há uma pessoa que acompanha o dia-a-dia do cliente, o que impossibilita um atendimento mais personalizado. Algumas Contabilidades Online não possuem sequer atendimento telefônico, o que restringe ainda mais o atendimento e pode acarretar em um atendimento demorado.

Nas Contabilidades Tradicionais, o tempo de atendimento varia muito de empresa para empresa, mas em se tratando de assuntos urgentes, se a própria equipe que atende a empresa no dia-a-dia não conseguir resolver, normalmente é possível escalar o problema até chegar ao diretor da empresa. Em se tratando de uma empresa de contabilidade certificada pelo ISO 9001 ou PQEC, normalmente há um padrão para atendimento às solicitações (por exemplo, em até 24h a partir do recebimento).

Ou seja, é difícil assegurar qual modalidade possui um atendimento mais rápido. Mas podemos dizer que uma boa Contabilidade Tradicional terá maiores condições de se adaptar às necessidades especificas de cada caso do que uma Contabilidade Online onde os clientes caem em uma “vala comum“.

 

Qualidade Técnica dos Serviços

Esse é um dos fatores mais difíceis de ser avaliado pelo cliente e, talvez, um dos mais importantes no processo de escolha de uma empresa de contabilidade, já que o trabalho do contador é eminentemente intelectual. Na realidade, o trabalho do contador envolve basicamente o “Processamento de Informações” e a “Análise de Informações“.

As Contabilidade Online se esforçam em realizar o “Processamento de Informações” de forma automatizada, contando com o cliente para inserir todas as informações na plataforma. O problema desse modelo é que o cliente, por não ser um especialista na área, muitas vezes não sabe os reflexos que uma informação inserida de forma errada pode causar no futuro.

Quando a atividade da empresa é muito simples (ex: um PJ que emite 1 NF por mês e recebe um único valor no mês), de fato não há muita margem para as coisas darem tão errado – mas conforme a complexidade das operações aumenta, os riscos fiscais e contábeis associados também aumentam. Se o parceiro contábil não fizer a “Análise de Informações” de forma criteriosa, a empresa fica correndo um risco de autuação por parte das autoridades fiscais.

Atualmente, como a maioria das informações é gerada de forma eletrônica, as melhores Contabilidades Tradicionais já se prepararam em relação à automação de seus processos e também conseguem realizar o “Processamento de Informações” de forma automatizada, minimizando os erros humanos e acelerando os processos internos. Mas podemos dizer que a grande diferença das Contabilidades Tradicionais está na “Análise de Informações” de forma mais criteriosa.

A tecnologia ainda não evoluiu o suficiente para realizar uma análise crítica de informações como fazem os seres humanos. E, às vezes, uma decisão tributária ou contábil precisa ser tomada em conjunto com o cliente. O mesmo ocorre na medicina, por exemplo. Se o paciente está com dores no ombro, é necessário discutir com o cliente as diferentes formas de tratamento possíveis: a fisioterapia ameniza o problema mas não o corrige permanentemente; a cirurgia pode resolver o problema mas tem maiores riscos envolvidos; e assim por diante.

Enfim, ainda é necessário um enorme avanço da tecnologia para permitir que as Contabilidades Online realizem uma “Análise de Informações” de forma tão crítica quanto é possível ser realizada por uma Contabilidade Tradicional. Além disso, somente as Contabilidades Tradicionais conseguem ajudar os clientes a utilizar informações contábeis nas tomadas de decisões.

 

Valor dos Honorários

Por fim, e não menos importante, podemos dizer que o valor dos honorários é o principal fator que distingue as Contabilidades Online das Contabilidades Tradicionais. De fato, com o modelo de negócio proposto pelas Contabilidades Online, é possível oferecer valores muito abaixo do que são praticados pelas Contabilidades Tradicionais. Mas essa diferença se deve ao fato de que, na prática, são dois tipos de produto bem diferentes.

As Contabilidades Online normalmente são mais apropriadas para:

  • Pequenos empreendedores (ou para aqueles que prestam serviço como “PJ”);
  • Aqueles que não dispõem de um orçamento para contratar uma Contabilidade Tradicional;
  • Atividade de baixa complexidade e com baixo risco fiscal, contábil e trabalhista;
  • Empreendedores que estejam dispostos a inserir todas as informações financeiras da empresa dentro da plataforma online;
  • Empreendedores que não tenham muitas dúvidas contábeis, fiscais e trabalhistas em seu negócio.

Já as Contabilidades Tradicionais são mais apropriadas para:

  • Todos os tipos e tamanhos de empresa;
  • Aqueles que dispõem de um orçamento maior para contratar este tipo de empresa;
  • Atividades com maior complexidade fiscal, contábil e trabalhista;
  • Empresários que preferem que o contador realize a escrituração e que retorne com informações úteis para a tomada de decisão;
  • Empresários que precisam de um suporte contábil, fiscal e trabalhista mais de perto no dia-a-dia.

 

Bom, agora temos a convicção de que você está pronto para escolher o seu próximo parceiro contábil!

 

Se você ficou com alguma dúvida, venha conversar conosco e teremos o prazer em lhe atender e mostrar um pouco mais Como Nós Trabalhamos!