Serviços de contabilidade para startups em SP: entenda como escolher

Serviços de contabilidade para startups em SP: entenda como escolher

A contratação de serviços de contabilidade para startups deve ser orientada por critérios bem específicos. Ao contrário do que uma parte dos empreendedores brasileiros pensa, nem todo negócio que tenha em seu foco um elemento de inovação se enquadra na categoria.

Uma startup pode ser definida como uma empresa que normalmente nasce pequena, mas que tem o objetivo e o potencial de ser altamente escalável em um curto período de tempo. Portanto, é diferente de uma empresa de pequeno porte, mas que não apresenta potencial para crescer e alçar voos mais altos.

Em resumo, startups apresentam “dores” que não são frequentes em outros tipos de empreendimentos, pelo menos não em seu estágio inicial. Caso você esteja à frente de uma startup em São Paulo, sabe melhor do que ninguém o quão competitivo é o segmento na capital paulista. Afinal, dentre as 25 melhores startups brasileiras, nada menos que 15 estão situadas no maior centro econômico do Brasil.

Por isso, este artigo tem como objetivo informar sobre os aspectos a serem considerados ao contratar serviços contábeis para a sua startup nessa importante região. Acompanhe atentamente!

A importância dos serviços de contabilidade para startups

Por mais que pareça um tipo de negócio que começa amador ou na base do improviso, na verdade uma startup precisa se cercar de muito profissionalismo desde a sua abertura. Isso porque, em muitos casos, é recomendável que a empresa já nasça na forma de Sociedade Anônima de Capital Fechado para facilitar a entrada futura de investidores.

Por aí você já pode ter uma ideia inicial da importância de uma parceria contábil, certo? Mas há mais a se considerar. Startups normalmente não nascem com um elemento muito importante: a governança corporativa. Logo, o contador é um excelente parceiro na definição de procedimentos e controles internos. Isso evita que a empresa cometa erros logo no início de operação, o que no futuro pode dificultar a entrada de novos investidores.

Além disso, muitas startups realizam uma atividade que ainda não está perfeitamente prevista na legislação. Nesse caso, o parceiro contábil pode ajudar muito na definição das melhores estratégias, tributárias e contábeis.

Conforme a empresa vai tomando corpo, o parceiro contábil ganha ainda mais importância. A razão disso é o surgimento de operações que, para alguém que não é do ramo, são relativamente complexas e demandam especialização, como:

  • mútuo conversível em ações;
  • transformação em Sociedade Anônima (caso a empresa já não nasça nesse formato);
  • constantes alterações na cap table;
  • necessidade de fazer o valuation da empresa em diversos momentos diferentes;
  • prestação de contas para os investidores;
  • realização de auditoria contábil por exigência dos investidores.

Se a startup perder o timing para implementar todos esses controles, fundamentais para a entrada de um investidor corporativo, pode ser que ela perca a oportunidade quando aparecer. Ou seja, é uma má ideia prescindir de uma empresa capaz de apoiar em tantas ações de caráter estratégico, concorda?

O funcionamento dos serviços de contabilidade para startups

Embora nada impeça sua empresa de começar sem o apoio de serviços de contabilidade especializada para startups, o fato é que, desde os primeiros passos, ter esse suporte faz toda a diferença.

O início de um negócio desse tipo é um período decisivo, pois é nesse momento que se definem uma série de questões. Entre as mais urgentes, está a definição do tipo jurídico, entre os quais os mais comuns são Sociedade Limitada, EIRELI ou Sociedade Anônima (S/A).

Também é nessa fase que é escolhido o enquadramento tributário, nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Além desses aspectos, os serviços contábeis voltados para startups apoiam na elaboração de:

  • políticas de recrutamento, seleção e contratação de colaboradores;
  • procedimentos fiscais, contábeis e financeiros;
  • métodos de contabilização dos aportes dos investidores.

Outro momento em que o contador se revela importante é quando a startup está para receber um aporte de capital. Nessa hora, o investidor precisa entender todos os números para determinar o valuation da empresa.

Sendo assim, é importante que a startup mostre que fez a “lição de casa” em relação à sua governança corporativa.

5 dicas para escolher serviços de contabilidade para startups

Lembre-se de que, em São Paulo, a elevadíssima competitividade não permite erros. Isso se aplica desde a concepção do negócio, passando pelo seu lançamento e durante toda sua existência . Tal cuidado se justifica porque, hoje, as empresas são capazes de absorver novos modelos de negócios muito rápido.

Em outras palavras: você pode até ter um ótimo produto, serviço ou ideia, mas se não se cercar de especialistas em aspectos tributários, financeiros e estratégicos, corre o risco de ser “engolido” muito rapidamente. Por isso, veja na sequência o que considerar antes de escolher uma parceria.

1. Avalie a experiência no mercado de startups

Por mais que exclusividade seja algo aparentemente positivo, a verdade é que uma empresa contábil que forneça soluções para startups deve ter todo um background atuando nesse setor. Portanto, prefira uma que já atue com empresas como a sua.

2. Atente ao nível de automação de processos

As rotinas fiscais e tributárias, quando automatizadas, abrem espaço para o contador realizar sua função mais nobre: a de ser um parceiro estratégico. Por isso, ter intimidade com a tecnologia é um fator indispensável para atuar junto a uma startup, principalmente em São Paulo, capital.

3. Verifique se a contabilidade tem ISO 9001

Chancela igualmente indispensável, o selo ISO 9001 atesta que a empresa segue boas normas de governança corporativa e zela pela lisura e transparência. Prefira sempre empresas que tenham esse verdadeiro atestado de bons antecedentes.

4. Certifique-se da solidez da empresa contábil no mercado

Normalmente, uma empresa contábil de boa reputação apresenta credenciais que a qualificam para apoiar o negócio em todas as fases. Entre as mais relevantes, estão tempo no mercado, casos de sucesso e afinidade com a tecnologia. Dessa forma, você garante a melhor prestação de serviços contábeis e evita até futuros contenciosos na justiça.

5. Reúna todos esses elementos, vai de Ozai!

Fundada em 1986, a Ozai é a melhor alternativa para você, empreendedor cheio de ideias e de potencial para crescer com a sua startup.

Nesses mais de 30 anos de existência, já atendemos milhares de empresas em diversos ramos de negócio, sendo que nos últimos anos nos tornamos especialistas no atendimento a startups e empresas de tecnologia no geral. Assim, podemos dizer, sem falsa modéstia, que chegamos hoje muito perto da excelência na prestação de serviços contábeis nesse segmento. O resultado mais festejado por nós é a conquista da confiança dos nossos clientes, nacionais e internacionais.

Não se engane, em São Paulo, os serviços de contabilidade para startups exigem muita competência e alto nível de especialização. Por isso, não fique na dúvida: vai de Ozai e caminhe a passos largos para o sucesso. Esperamos pelo seu contato para começarmos uma parceria longa e próspera!