Terceirização contábil: vale a pena terceirizar em pequenas empresas?

Terceirização contábil: vale a pena terceirizar em pequenas empresas?

A terceirização contábil é um tipo de serviço muito buscados pelos empreendedores. Mesmo em tempos mais antigos, a maioria dos empresários brasileiros já optava por terceirizar a contabilidade de seus empreendimentos, com o objetivo de obter todo o trabalho de assessoria e consultoria nessa área sem ter que contratar funcionários para exercer a função.

Entretanto, mesmo com uma grande usabilidade por parte dos empresários, ainda existem aqueles que têm certas dúvidas sobre a qualidade desse tipo de serviço e as vantagens que ele pode proporcionar.

Neste artigo, mostraremos por que vale a pena terceirizar sua contabilidade e as principais vantagens que podem ser obtidas ao fazer isso. Acompanhe!

Como está sendo utilizada a terceirização contábil nas empresas?

A terceirização contábil não é um processo tão trivial quanto parece. A maioria dos empresários que procuram um escritório de contabilidade até tem algumas dores, entretanto, nem sempre consegue articular, exatamente, o que pretende com a terceirização desse serviço.

Nesse contexto, o que deve ficar muito bem gravado na mente de todo empresário é que a terceirização contábil é um serviço profissional que atua em aspectos cruciais do seu negócio — que podem, inclusive, fazer a empresa crescer ou ir à falência. Portanto, é fundamental que o gestor tenha total confiança na empresa de contabilidade que será contratada.

É importante ter em mente que os serviços contábeis no Brasil são extremamente complexos. Eles envolvem trabalhos como: apuração de impostos, entrega de declarações e outras obrigações acessórias ao governo, escrituração e emissão de livros fiscais e contábeis, preparação do balanço patrimonial e gestão de departamento pessoal, que envolve: processamento da folha de pagamento, admissão e rescisão, gestão de benefícios, entre outras tarefas.

Por que vale a pena terceirizar a contabilidade?

Agora que você já entendeu como a terceirização contábil está sendo utilizada nas empresas, vamos mostrar alguns bons motivos e benefícios para que considere essa possibilidade. Continue lendo!

Redução de custos

Um dos primeiros pontos que precisam ser destacados é a redução de custos. Se você decidir montar um departamento contábil em sua empresa, saiba que, apesar de ter todo o amparo e assessoria necessários para tocar o seu negócio, você também deverá arcar com os altíssimos custos que ele gera.

Alguns deles são: plataformas e sistemas contábeis, gastos com materiais de expediente, computadores e demais equipamentos tecnológicos e — o maior de todos os custos — o pessoal especializado. Afinal, para executar todas as atividades exigidas para a sua empresa, será necessária uma equipe multidisciplinar.

Entretanto, apenas empresas de porte maior têm condições de contratar o pessoal adequado e treiná-los em suas respectivas áreas de atuação. Ao terceirizar sua contabilidade, você contará com o trabalho de uma empresa que já arca com todos esses custos, afinal, ela já atende uma série de empreendimentos e tem todo o aparato estrutural e humano necessário para executar um serviço de contabilidade com excelência.

Qualidade do serviço

E por falar em qualidade de serviço contábil, essa é outra vantagem que você terá ao contratar um escritório contábil terceirizado. Entenda que essas empresas são especializadas nesse tipo de trabalho, sendo assim, seus profissionais estão diariamente imersos nesse mundo e lidam com os mais variados tipos de questões relacionados a ele.

Consequentemente, eles têm toda a bagagem e conhecimentos necessários para executar serviços de altíssima qualidade para o seu empreendimento, observando as leis destinadas a ele, bem como gerando informações cruciais para tomar decisões em seu negócio.

Consultoria especializada

Outro benefício extremamente valioso é a consultoria especializada. Quantas vezes um gestor tem dúvidas sobre determinado procedimento contábil, fiscal ou trabalhista e acaba utilizando a internet como sua fonte de consulta? Quando isso ocorre, os riscos de obter informações equivocadas é muito grande.

Ao terceirizar a sua contabilidade, você terá acesso direto aos profissionais que atuam no escritório contábil contratado, podendo tirar dúvidas sobre os mais variados temas que competem a essa prestadora de serviços.

Redução de riscos fiscais, contábeis e trabalhistas

A sua empresa estará diariamente sujeita a correr riscos. É totalmente inviável que uma organização de pequeno ou médio porte realize todos os trabalhos contábeis de forma interna sem contar com a gigantesca responsabilidade por erros cometidos pelas inúmeras coisas que podem dar errado.

Ao contratar uma contabilidade terceirizada, esses erros são dirimidos, tendo em vista que ela assumirá todas as responsabilidades pelos seus trabalhos executados, proporcionando mais segurança para as operações diárias do seu negócio.

Foco no core business

Ao obter todos esses benefícios, o empresário que terceiriza sua contabilidade obtém um último que pode ser considerado o principal: foco no core business ou, traduzindo para o nosso português, no coração do negócio.

Isso significa que você terá tranquilidade e tempo disponível para pensar naquilo que efetivamente proporcionará resultados para o seu negócio, ou seja: relacionamento com clientes, vendas, compras, negociação com fornecedores e gestão de pessoal.

Quais cuidados precisam ser tomados neste processo?

Para obter todas essas vantagens, é necessário que o gestor tome alguns cuidados básicos com relação à empresa que pretende contratar. É fundamental que você tenha confiança nela, nos aspectos tanto estruturais como técnicos, tendo em vista que é um tipo de serviço vital para o seu negócio.

Outro ponto interessante de se observar é se a contabilidade agrega valor ao seu negócio, e não se restringe simplesmente a cuidar de serviços burocráticos, como emissão de guias e cumprimento de obrigações. Você precisa avaliar se a empresa está preparada e tem estrutura para cumprir com esse enorme desafio que é executar toda a parte contábil de um negócio.

Sendo assim, para não errar na hora da escolha, vamos deixar alguns passos que podem ser observados durante a seleção de uma prestadora de serviços contábeis:

  • avalie a qualidade do atendimento desde o primeiro contato;
  • analise o tempo gasto durante os atendimentos;
  • verifique a competência da equipe técnica;
  • pesquise sobre a tradição da empresa e sua credibilidade no mercado;
  • veja se ela investe em modernização dos seus processos internos.

Por fim, seguindo cada um desses passos, você conseguirá contratar uma excelente empresa para prestar serviços de contabilidade e obterá todos os grandiosos benefícios com a terceirização contábil, tal qual mostramos aqui.

Se você gostou dessas informações e quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Teremos um imensa satisfação em ouvir suas necessidades e oferecer as melhores soluções!