Escritório de contabilidade em São Paulo: saiba como escolher um!

Escritório de contabilidade em São Paulo: saiba como escolher um!

Precisando de ajuda para escolher um escritório de contabilidade em São Paulo? Já sabemos que a cidade é imensa e que as ofertas acompanham a proporção geográfica, mas estamos falando de um serviço que requer muito mais do que a busca por um contato aleatório.

Embora os serviços contábeis sejam, em certa medida, padronizados, nem todos os profissionais estão preparados igualmente ou têm conhecimento técnico suficiente para prestar uma boa consultoria e manter o cliente livre de problemas fiscais e trabalhistas.

Foi pensando nisso que desenvolvemos este post. Além da importância de contar com uma boa contabilidade, vamos explorar os diferenciais e as características que um escritório e seus profissionais devem ter para ajudar no crescimento da sua empresa!

A importância de ter uma boa contabilidade

A carga tributária brasileira é uma das mais altas do mundo — só por aí devemos considerar a importância de um bom escritório de contabilidade para identificar o melhor regime tributário e para dar conta de todas as obrigações acessórias pertinentes ao enquadramento escolhido. As normas fiscais e tributárias não são fáceis de interpretar e exigem conhecimento nessas áreas.

É comum encontrar empreendedores especialistas em suas áreas de atuação, mas que acabam deixando em segundo plano a organização financeira, contábil, fiscal e trabalhista.

Por esse motivo, a contabilidade deve ser boa e agregar valor ao negócio da sua empresa. O contador é a figura em quem você deve confiar sem se preocupar com as especificidades do dia a dia, deixando para o final do mês a conferência do relatório de fechamento da competência.

É importante frisar que a prestação de serviços contábeis deve fazer jus ao preço da mensalidade cobrada, e que o objetivo do escritório deve ser sempre o de minimizar os impactos fiscais e tributários, trazendo para a empresa soluções viáveis e benéficas.

Diferenciais e características necessárias em um escritório contábil

Escolher um escritório de contabilidade em São Paulo ou em qualquer lugar é um grande desafio. Antes de tudo, o contador deve ser um parceiro estratégico para o seu negócio — um fiel escudeiro que estará sempre ali para te aconselhar.

A confiança é o ponto alto do relacionamento entre um empreendedor e um contador, estendendo-se aos demais profissionais das duas empresas que atuam nas áreas financeira e contábil, respectivamente. Todos os meses, a empresa contratante terá a missão de enviar à contabilidade a documentação referente ao movimento financeiro do período anterior.

Alguns aspectos são primordiais em um escritório de contabilidade e não devem passar despercebidos na análise das propostas antes de fechar um contrato. Além das referências, fique atento para não ter problemas e precisar trocar de contabilidade mais cedo do que imaginava.

Qualidade técnica

Um profissional com registro no CRCSP — Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo — é o mais gabaritado para atender a sua empresa? Podemos afirmar que nem sempre possuir um registro é garantia de conhecimento e qualidade técnica.

Apesar de o registro ser obrigatório, o conhecimento e o domínio da legislação em âmbitos fiscal, tributário e trabalhista estão além do pertencimento a um Conselho. Para se tornar um profissional expert, o contador precisa de constantes atualizações e vivência prática nos diversos tipos de processos.

Além do contador, os profissionais técnicos, em menor proporção e responsabilidade, devem conhecer suas atividades e estarem aptos à análise e conferência da documentação enviada pela empresa com condições de apontamentos sobre erros nos processos.

O recolhimento de tributos obedece a prazos distintos, conforme a natureza da operação, e atrasar ou deixar de pagar determinada guia pode gerar um grande transtorno, como a cobrança de multas gigantes ou suspensão de algum serviço de ordem pública.

Podemos dizer que, para que o empresário tenha boas noites de sono em relação às obrigações legais da sua empresa, o contador é um profissional que não dorme nunca e que divide o revezamento do “plantão” com a equipe.

Atendimento ao cliente

A contabilidade não admite erros e, quando estes acontecem, devem ter um tempo de resposta imediato para corrigir em caráter de urgência antes que se torne algo incontrolável. Um atendimento ágil e focado em soluções é um grande diferencial para qualquer escritório de contabilidade.

O contador deve estar sempre à disposição do seu cliente, seja para tirar dúvidas sobre um processo em andamento, seja para discutir sobre a intenção de expandir ou fechar unidades de negócio.

Acontece que essa não é uma realidade do comportamento de grande maioria de contadores. Mais uma vez, a referência de outros clientes pode ajudar a identificar o perfil do escritório contábil em São Paulo ao qual você pretende se vincular.

Estrutura física e tecnológica

Processos arcaicos e manuais já estão em desuso, não só nos escritórios de Contabilidade, mas em diversas empresas que acompanham a inovação tecnológica e estão dispostas a incorporar a transformação digital.

Um escritório moderno e tecnológico será capaz de processar as informações com maior rapidez, inclusive aquelas que dependem de procedimentos em sites públicos como o da Receita Federal, o da Prefeitura e o do Ministério do Trabalho.

Outro fator importante que deve ser observado é se a contabilidade dispõe de um contingente adequado para atender às demandas da sua empresa. Dependendo do volume de documentos, o número de funcionários do escritório contábil deve ser suficiente para agilizar o atendimento.

A sobrecarga pode interferir na qualidade da entrega e colocar em risco a sua empresa, caso haja esquecimento do pagamento de guias específicas, transmissão de informações a órgãos públicos ou até mesmo perda de documentos importantes.

Falamos sobre preço no início deste post e precisamos reforçar que contratar serviços contábeis por preço mais baixo pode gerar um problema maior e bem mais oneroso. Você pode acabar descobrindo da pior forma que o que parecia custo-benefício transformou-se em prejuízo.

Processos automatizados

O processamento online está cada vez mais constante nas empresas. Com a contabilidade não é diferente, e você deve desejar que o escritório contábil também atue com processos automáticos.

O uso de e-mails, o escaneamento de documentos e a inclusão automática de dados, além de minimizar o tempo de atividade, podem reduzir a margem de erros de digitação ou inclusão manual de informações sobre competências e serviços.

Para finalizar, a proximidade entre o dono da empresa e o responsável pela contabilidade deve ser estreita e imediata. Reforçarmos que o cliente deve enxergar o escritório contábil como um grande parceiro para ajudar alavancar os negócios.

Ao procurar um escritório de contabilidade em São Paulo, você encontrará na Ozai Contábil tudo de que precisa para não se preocupar com as questões fiscais e tributárias da sua empresa — assessoria contábil, assessoria tributária, assessoria trabalhista e assessoria financeira.

Com uma contabilidade consultiva e diferenciada, estamos à disposição para oferecer um trabalho seguro e confiável, garantindo informações rápidas e soluções práticas para embasar a tomada de decisão.

Se você gostou deste post e deseja contratar um escritório contábil altamente capacitado para atender às necessidades do seu negócio, que tal entrar em contato com a gente para conhecer melhor nossos serviços e como podemos ajudar a alcançar os objetivos da sua empresa?