Dashboard de indicadores contábeis: o que é e qual é a sua importância?

Os relatórios contábeis são muito utilizados na rotina corporativa para auxiliar os empreendedores no gerenciamento de seus negócios. Isso porque eles trazem informações relevantes, por meio de gráficos, para que os gestores possam compreendê-los.

Logo, com esses documentos, é possível ter acesso aos dados técnicos, contábeis e financeiros de maneira ampla ou fragmentada, de modo a auxiliar os empresários nas tomadas de decisões. Sendo assim, entenda o que são e sua importância para a vida empresarial. Leia o artigo e descubra!

O que é um dashboard de indicadores contábeis e para que serve?

O dashboard de indicadores de desempenho é uma ferramenta que monitora, em tempo real, o andamento de diferentes demandas e projetos de uma empresa, principalmente na área contábil e financeira. Assim, as informações se concentram em um único local para que se tenha uma visão global do que está acontecendo, além de ajudar no acompanhamento delas.

Dessa forma, os gestores e colaboradores têm acesso aos dados gerados quanto à performance do negócio. Esses indicadores podem ser apresentados em um mural, quadro, TV, computador, celular etc. Afinal, seu objetivo é facilitar a análise de demonstrações contábeis como o Demonstrativo de Resultado de Exercício, o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Fluxo de Caixa e a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, que são os principais dentro da contabilidade.

Portanto, são importantes tanto para as questões internas quanto externas das organizações. Por exemplo, internamente, serve para orientar na busca por resultados, avaliar o desempenho, controlar as finanças e direcionar o caminho para a escalabilidade e desenvolvimento.

Já externamente, proporciona a conquista de investidores, pois esses relatórios auxiliam no suporte para tomadas de decisões, mostrando a saúde financeira do negócio. No entanto, é fundamental que os dados sejam confiáveis, relevantes e atualizados.

Como traduzir as informações contábeis mais relevantes em gráficos?

Não são todos os empresários que têm facilidade e entendem os relatórios, por isso o setor contábil transforma essas informações em gráficos ilustrativos para que haja mais compreensão.

Dessa maneira, os indicadores financeiros devem orientar a gestão a resultados e análise do desempenho do negócio, podendo ser de âmbito geral ou por critérios específicos, com informações exatas e relevantes.

Sendo assim, é possível criar modelos de documentos unindo os principais indicadores, bem como personalizando os relatórios contábeis e financeiros para conseguir extrair os pareceres essenciais que tirarão as dúvidas dos gestores.

Por exemplo, para personalizar os relatórios extraídos ou desenvolver a visualização dos indicadores, é aconselhável usar o dashboard de KPIs. Assim, você terá respostas e insights ao ver os números e relacioná-los para encontrar as causas, consequências e elos de uma situação. Desse modo, as informações fundamentais devem ser obtidas pelos seguintes relatórios. Veja!

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial visa ao estudo do patrimônio da empresa por meio dos registros contábeis em determinados períodos. Nesse documento existem números relevantes quanto à gestão financeira da empresa, uma vez que apresentam contas patrimoniais, bens, direitos e obrigações.

Dessa maneira, os indicadores podem trazer a margem de lucratividade, o retorno sobre investimento (ROI), índices de endividamento, liquidez corrente e imediata. Sendo assim, quando o ativo for maior que o passivo, significa que a organização tem boa saúde financeira, mas, do contrário, requer atenção, pois pode haver riscos aos negócios.

Demonstração do Resultado do Exercício

Conhecido por DRE, ele apresenta os resultados operacionais, além das receitas, despesas, custos e impostos do ano vigente. Logo, mostra se a empresa deu lucro ou prejuízo, bem como o retorno sobre as vendas, margem líquida e ponto de equilíbrio. Essas informações podem ser traduzidas em representações gráficas.

Demonstração do Fluxo de Caixa

A Demonstração do Fluxo de Caixa esclarece sobre a situação do caixa da organização por categorias: operacionais, atividades de investimentos e de financiamentos. Diante disso, o gestor consegue controlar as entradas e saídas de dinheiro, além de poder traçar estratégias para diminuir custos e despesas, visto que seu objetivo é verificar os recebimentos e pagamentos do exercício.

Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

Nesse demonstrativo a finalidade é exibir as formas com que o lucro líquido foi aplicado, pois esse tem um destino para que a empresa continue reinvestindo. Logo, os lucros ou prejuízos acumulados não podem apresentar um saldo.

Geralmente, as empresas que emitem o DLPA são aquelas inseridas no lucro real, porque esclarece como está a saúde financeira no exercício social, além de servir de parâmetro para avaliações externas.

Com esses relatórios contábeis é possível trazer uma visão diferenciada quanto às questões econômicas da organização, por meio da tecnologia. Usando um software específico e adequado às suas necessidades, extrairá dele indicadores de:

  • capacidade para verificar o tempo que um serviço deve ser produzido e a quantidade que se faz efetivamente;
  • competitividade que ajuda a entender quem são seus concorrentes e a criar metas para lidar com eles, visando ao crescimento da empresa;
  • eficácia com objetivo de comparar os resultados obtidos com o pretendido, analisando de maneira completa a eficácia das metas determinadas;
  • eficiência que verifica os resultados obtidos e os recursos utilizados para isso, visando à economia;
  • lucratividade que analisa a relação direta entre o lucro e o total de vendas;
  • produtividade para saber o quanto de recursos foi usado em determinados serviços.
  • qualidade para analisar quais serviços foram prestados sem falhas;
  • valor que verifica o montante recebido pelo serviço e se gerou lucro, sabendo, inclusive, quanto foi gasto para realizá-lo.

Qual a importância dos relatórios contábeis nas tomadas de decisões?

Infelizmente, alguns contadores geram diversos relatórios que são difíceis de serem interpretados pelos empresários, atrapalhando, com isso, as tomadas de decisões. Logo, as demonstrações financeiras precisam ter o Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado de Exercício, de Fluxo de Caixa e de Lucros ou Prejuízos Acumulados, entre outros.

Isso deve ser feito para que não somente os profissionais de controladoria, mas o conselho administrativo, a diretoria, o CEO e demais interessados tenham conhecimento dessas informações.

A descentralização da administração permitirá projeções para o futuro, análise de tendências e riscos, planejamento para médio e longo prazo e ajustes quando necessários. Tudo isso auxilia nas tomadas decisões, pois elas estarão baseadas em dados confiáveis e claros.

Portanto, é indicado criar relatórios contábeis com informações reais, atualizadas, objetivas e claras, que auxiliem na identificação de potencialidades e oportunidades dos negócios para que a empresa possa encontrar o sucesso.

Agora que você entendeu a importância dos indicadores, veja a relevância da modernização da gestão de documentos contábeis em nosso post especial sobre o assunto.

Compartilhe nas redes:

Posts Relacionados